Nos testículos, as células de Leydig (intersticiais), quando estimuladas pelo LH, produzem a testosterona, um esteroide essencial para a contínua espermatogênese. Enquanto isso, as células de Sertoli (de sustentação), quando estimulados pelo FSH, nutrem as células germinativas.
Já nos ovários, os folículos em crescimento, estimulados pelo FSH, são fontes de estrógeno. Após a ovulação, os corpos lúteos, estimulados pelo LH, são fontes de progesterona.
1. Sistema respiratório: Nariz e narinas. Seios paranasais e cavidade nasal.
2. Sistema respiratório: laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Comportamento da pleura.
3. Sistema circulatório. Coração, vasos e sistema linfáticos.
4. Sistema digestório: cavidade oral, esôfago e faringe.
5. Sistema digestório: Estômagos, intestinos, fígado e pâncreas. Comportamento do peritônio.
6. Sistema urinário: rins e vias de eliminação da urina.
7. Sistema genital masculino: Órgãos genitais. Constituição, estruturas, aspectos funcionais do mecanismo de ereção.
8. Sistema genital feminino: Morfologia geral dos órgãos genitais.
Auxiliar os alunos a identificarem e reconhecerem as estruturas corpóreas, adquirindo as noções fundamentais abrangendo os sistemas: Circulatório, Digestório, Respiratório, Urinário e Genital (masculino e feminino), bem como os diferentes métodos de sua abordagem. Ainda fornecer elementos básicos na preparação para a prática médico-veterinária, facilitando a formação de alunos pensantes e capazes de compreenderem e agirem conforme os princípios profissionais éticos, através de conceitos, descrição de estruturas, forma e função dos elementos. Destacar a necessidade destes conhecimentos de Anatomia Sistêmica às disciplinas de aplicação.