60
resultados encontrados
Nesta aula encerramos o conteúdo da disciplina tratando do caso importante dos materiais compósitos e principalmente da quantificação das propriedades mecânicas destes materiais,.
Nesta aula continuamos a discussão dos fenômenos associados a degradação de materiais, iniciando com a Corrosão sob tensão em materiais metálicos, cerâmicos e polimericos e seguindo para a degradação radioativa e princípios da degradação de materiais em ambiente de reator.
Na primeira parte da aula nos nos concentramos em definir degradação como um processo de deterioração irreversível de propriedades mecânicas do material e a seguir discutimos a degradação térmica, tratando a fragilidade do revenido e a degradação de polímeros como tópicos de exemplo, a seguir iniciamos a discussão da degradação química com a discussão do fenômeno da fragilização por hidrogênio..
Na segunda aula do modulo referente a fadiga operacional iniciamos discutindo a fadiga multiaxial tanto no contexto da pesquisa acadêmica quanto na aplicação industrial e continuamos definindo os conceitos de Gestaltfestigkeit e Bretribfestigkeit e sua importância pratica. A aula termina com uma discussão sobre integridade estrutural de juntas soldadas, o que permite sistematizar tanto o estudo de fadiga quanto o estudo de mecânica da fratura.
Esta aula encerra o módulo de tecnologia e fundamentos de fadiga, nos concentrando agora nos procedimentos usados para prever a vida em fadiga. Um recado importante é que atualmente é possível desenvolver projeto em que a falha de fadiga e prevenida.
Nesta aula continuamos o estudo dos fundamentos e da tecnologia da fadiga como problema de engenharia, nos concentrando no processo de nucleação e na propagação da trinca. No final da aula discute-se um pouco a propagação de trincas de fadiga em polímeros, que tem suas próprias particularidades.
Nesta aula discutimos a segunda parte do modulo dedicado a estudar os mecanismos de fluência. Iniciamos a discussão apresentando as evidencias a o modelamento aplicado ao fenômeno do deslizamento de contornos de grao e estudamos sua influencia sobre o processo de fratura a quente. Apresentamos também os mapas de Weertmann - Ashby e os aspectos associados as diferentes morfologias de cavidades observadas em contornos de grao na fratura a quente, a saber as cavidades tipo w e tipo r. Finalmente encerramos discutindo os processo de conformação por creep forming e de conformação superplastica.
Nesta aula iniciamos o estudo de fadiga como um problema de engenharia, o que ocupara boa parte do ultimo bloco da disciplina. A importância da fadiga como um problema de engenharia e introduzida e os principais conceitos como a curva S-N, o limite de fadiga, o efeito de tensão media sao introduzidos com uma perspectiva histórica. Um assunto novo e introduzido no presente ano, que e o tratamento dado ao efeito de entalhes na redução da vida em fadiga de componentes, assunto que será tratado na segunda edição do livro Mecânica dos Materiais.
A aula originalmente era prevista para ser uma aula de laboratório, entretanto a situação atual da pandemia ainda impede a realização de atividades presenciais envolvendo alunos e a aula foi organizada para apresentar os resultados obtidos em experimentos anteriormente realizados permitindo discutir o papel de recuperação dinâmica e recristalizacao dinâmica na conformação plástica e sua relação com fenômenos associados a fluência.
Nesta aula iniciamos a discussão dos mecanismos propostos para justificar a deformação em fluência de materiais critalinos (metálicos e cerâmicos), na primeira aula descrevemos os mecanismos classicos difusionais (Nabarro-Herring, Coble e Harper-Dorn), os dislocation creep e o power-law breakdown.
60
resultados encontrados