236
resultados encontrados
Apresentacao dos grupos de fratura ductil e fadiga e de fratura de alta temperatura no seminario da dsicplina PMT5860.
Com esta aula iniciamos a discussão da plasticidade como fenômeno, definindo os principais parâmetros da curva tensão - deformação, introduzimos a equação de Hollomon, a equação de Ludwik-Hollomon e a equação constitutiva de Ramberg - Osgood. Derivamos as condições para desenvolvimento de estricção e de bandas de cisalhamento a partir da relação constitutiva.
Na continuação da aula anterior nós discutimos a Mecânica da Fratura Linear Elástica na sua formulação moderna, discutindo os resultados de Irwin e o conceito de fator de intensificação de tensão (K) além da definição da tenacidade à fratura no estado plano de deformação (K_Ic). A aula termina com uma discussão sobre efeitos de escala e o início da discussão da integridade estrutural.
Nesta aula iniciamos a discussão da Mecânica da Fratura revisando os resultados históricos de Inglis e Griffith e a fundamentação da mecânica da fratura.
Nesta aula concluímos a discussão da elasticidade linear, com ênfase no caso da elasticidade anisotrópica. Inicio a aula descrevendo a forma de resolver um exercício que implica no uso das equações da lei de Hooke generalizada.
Nesta aula iniciamos o estudo da elasticidade linear, com a definição das equações conhecidas como lei de Hooke generalizada. Definimos os módulos elásticos e discutimos seus valores típicos. A aula se limita a tratar o caso da elasticidade isotrópica.
Nesta aula continuamos o estudo dos tensores de tensão e de deformação usando uma ferramenta especial, chamada círculo de Mohr. A aula é construída a partir de exercícios que são resolvidos pelo professor em conjunto com os alunos, resolvendo as dúvidas que surgem na hora.
Nesta aula apresento os detalhes de como a disciplina será desenvolvida e aproveito para fazer um exercício de brain storming no final para resgatar algunas conceitos relacionados à tensão e à deformação/
Nesta aula usamos o capítulo 2 do livro-texto, redigido pelo Prof Hugo Sandim da EEL, para tratar dos aspectos microestruturais da heterogeneidade de deformação, em particular descrevemos a formação de bandas de deformação e de transição e as bandas de cisalhamento.
Nesta aula iniciamos o estudo das heterogeneidades de deformação usando o capítulo 1 do livro texto, escrito pelo Prof. Paulo Cetlin do curso de engenharia metalúrgica da UFMG. O Prof Cetlin descreve os diversos motivos pelos quais a deformação não de distribui igualmente por todo o corpo deformado, tratando em particular do efeito do atrito e do próprio carregamento. O capítulo permite tratar também aspectos interessantes sobre a conformação mecânica de materiais metálicos. No final da aula iniciamos a discussão do tema do projeto experimental do semestre.
236
resultados encontrados