This is a modal window.
Assista a esse vídeo em: MP4 (720 X 576 px)
Quais os objetivos da educação? A quem se destina? Como as transformações sócio-político-econômicas vêm influenciando a busca da qualidade na educação? Essas questões são abordadas nesta vídeo-aula.
Este curso objetiva estudar o conceito de transversalidade na educação, dentro da concepção de que conteúdos como a ética, a saúde, a sexualidade, o meio ambiente e os sentimentos devem constituir o eixo vertebrador da estrutura curricular das escolas brasileiras. Esta mudança na orientação da organização escolar passa pela construção de novas formas de se conceber tanto as relações interpessoais quanto as institucionais, e buscam a construção de uma escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população. O curso adota a pedagogia de projetos como referencia para esse tipo de trabalho. 1 - Compreensão do conceito de transversalidade na educação; 2 - Métodos e técnicas para um ensino transversal; 3 - A ética como um tema transversal na escola; 4 - A afetividade e os sentimentos como um tema transversal na escola; 5 - A Sexualidade como um tema transversal na escola; 6 - A saúde e os temas transversais em educação; 7 - A atividade de planejar empregando a metáfora da "rede".
Compreensão do conceito de transversalidade na educação; O estudo e a aplicação de metodologias de ensino que instrumentalizem alunos e alunas para uma ação pedagógica que integre os conteúdos escolares tradicionais (ex: matemática, língua, história, geografia e ciências), aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas (ex: a ética, a sexualidade, o meio ambiente, a diversidade e os sentimentos); Incorporação de temas como: ética, saúde, sexualidade, meio ambiente e os sentimentos ao projeto pedagógico escolar; Instrumentalização dos alunos para a construção de uma escola de qualidade; O planejamento escolar empregando a metáfora de "rede".