This is a modal window.
Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)
A partir da década de 90, o Brasil se propôs a criar um sistema educacional que promove a verdadeira inclusão de alunos com deficiências em uma escola de qualidade.
Nessa aula, fala-se sobre as bases legais que garantem esses direitos, tanto através de Convenções e Declarações internacionais quanto políticas nacionais, e sobre como estamos evoluindo em relação a educação bilíngue.
Versão em Português apresentada pelo Professor Dr. Felipe Venâncio Barbosa.
Acompanhe na página do Facebook: https://goo.gl/P6WCw2
1. Alinhamento conceitual e revisão histórica1.1. Histórico da surdez através dos tempos dos primórdios da Civilização à Educação Oralista1.2. Histórico da Surdez através dos tempos a introdução da Língua de Sinais e a Educação Bilíngue1.3. Modelos de Abordagem das Deficiências1.4. Linguagem, Língua, Sinalização e Cognição2. Os estudos linguísticos das línguas de sinais2.1. Avaliação de Linguagem2.2. Aquisição de Linguagem de Crianças Surdas2.3. Estudos descritivos da Língua de Sinais Brasileira2.3.1. Fonologia2.3.2. Morfologia2.3.3. Vocabulário da Língua de Sinais Brasileira2.3.4. Sintaxe3. Aquisição da Segunda Língua3.1. Aquisição da língua oral3.2. Aquisição de Leitura e Escrita da língua oral3.3. A escrita da língua de sinais4. Língua de Sinais Brasileira e Educação de surdos4.1. Oralismo4.2. Comunicação Total4.3. Bilinguísmo5. Surdez e Sociedade5.1. Cultura e identidade surda5.2. Políticas relacionadas à surdez e à língua de sinais
A disciplina objetiva apresentar aos estudantes os aspectos fundamentais da Língua de Sinais Brasileira (Libras). São relacionados temas sobre a comunidade surda e as questões sociais e educacionais que a envolvem, inclusive com vistas à atuação do futuro professor em sala de aula. Com a apresentação dos conteúdos, promovem-se as condições e direcionamentos para que os alunos se aprofundem nessas questões.