PEF3403 - Estruturas de Concreto II - Diagramas de Interação Dimensional - Flexão Normal Composta.
1.Introdução da segurança em pilares de um edifício com material elástico e interação Normal-Momentos fletores Mx e My.
2.Flexão Composta Obliqua e superfície de Interação. Construção da curva de interação na Flexão Composta Normal e sua correlação com a Flexão Composta Oblíqua.
3.Verificação da segurança em um lance de pilar, curto e esbelto, com FCO. Dimensionamento da armadura de um lance de pilar com FCO.
4.Importância do efeito global de segunda ordem: coeficiente GamaZ e conceito de P-Delta.
5.Estado Limite de Serviço. Análise no estádio II. Verificações das deformações e fissuras excessivas.
6.Protensão – introdução, sistemas de Pré-tensão e de Pós-tensão; conceituação dos estados limites de serviço (descompressão, formação de fissuras e de abertura de fissuras), tipos de protensão. Faixa de passagem dos cabos, traçado dos cabos. Perdas de Protensão imediatas e diferidas por meio de métodos aproximados. Verificação do ELU na flexão.
7.Conceito de regiões de descontinuidade: elementos especiais e Método Biela-Tirante. Consolos, Dentes Gerber, vigas-parede, blocos e sapatas.
8.Dimensionamento de elementos de fundação: bloco sobre duas e quatro estacas e sapatas isoladas.
Introduzir a prática do projeto de estruturas para sistemas estruturais de edifícios em concreto. Análise dos elementos estruturais submetidos às solicitações normais: na flexão composta normal e oblíqua, diagramas de interação, dimensionamento e detalhamento de pilares, modelos para a verificação da estabilidade local de pilares e da estabilidade global de edifícios. Verificação do Estado Limite de Serviço de deformação excessiva e fissuração de vigas e lajes. Estudo de elementos especiais: consolos, dentes Gerber, vigas parede, blocos e sapatas. Introdução ao Concreto Protendido.