Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)
Evolução dos Cascos
Como funcionam as Velas
Bolinas
Tipos de Cascos
Hidrofólios
1 - Conceito Estrutura Ativa: Tipologia de cascos e cascas em meio fluido; aplicabilidade em função do tipo de transporte e percurso a ser executado; Formas das Obras Mortas (superestrutura) em função das linhas das Obras Vivas (casco); Conceito de propulsão, deslocamento, semi-deslocamento, planeio, submersível, hidrófilo e hovercraft.
2 – Estabilidade cascos e cascas: Estabilidade transversal; Estabilidade longitudinal; Movimentos das forças vetoriais, análise das forças e equilíbrio dinâmico e estático.
3 – Arranjo Interno: Interferência dos espaços operacionais, definidos em função das formas das Obras Vivas, com a distribuição de espaços úteis de cargas, passageiros e equipamentos especiais.
4 – Performance dos Materiais: Formas externas das Obras Mortas em função das forças, uso operacional, características regionais e perfil dos usuários. Apresentação das técnicas de escolha e processos com o uso de materiais compósitos.
5 - Equipamentos: Equipamentos Navais e sua integração com arranjo das embarcações nas modalidades: tradicionais, cruzeiro, regata e salvatagem.
Instrumentar o aluno, introduzindo-o nas questões relativas ao projeto de formas geométricas complexas em cascos e cascas (embarcações, abrigos e estruturas leves). Utilizar metodologia de projeto para integrar os conceitos relativos aos espaços internos e externos com o uso da representação dinâmica. Simulações paramétricas associadas às condicionantes e demandas para projetos específicos de embarcações e abrigos. Adequar o programa de projeto às forças do ambiente com a utilização de ensaios de desempenho, equilíbrio e otimização da forma.