This is a modal window.
Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 360 px)
Apresentação comentada sobre conceitos e classificações de epidemias, sobre a atividade de vigilância epidemiológica, sobre acurácia de diagnóstico e sobre imunidade coletiva.
1. A evolução do pensamento epidemiológico os símbolos gregos, os miasmas, as doenças tropicais, a revolução científica na Europa do Século XIX, a emergência da bacteriologia e a visão holística da saúde.
2. Modelos de causalidade fatores determinantes biológicos e sociais, as doenças transmissíveis, as doenças crônico-degenerativas, os agravos, a história natural das doenças, a transição demográfica e a transição epidemiológica.
3. Informação epidemiológica e Tópicos de demografia sistemas de informações de estatística vitais e populacionais, como SIM, SINASC e censos, fontes de informações oficiais em saúde, softwares do ministério da Saúde (TABWin), indicadores de natalidade, fecundidade, mortalidade, morbidade, transição demográfica transição epidemiológica e projeção populacional.
4. Tipos de estudos epidemiológicos estudos individuados e de agregados, estudos descritivos ou analíticos, estudos retrospectivos ou prospectivos, estudos transversais ou longitudinais, documentação da pesquisa, registros institucionais de propriedade da informação.
5. Temas de saúde pública/coletiva epidemiologia de doenças transmissíveis, de doenças crônicas e de serviços de saúde.
Gerais: Apresentar ao aluno de cursos de graduação em área de saúde aos conceitos introdutórios da epidemiologia.
Específicos: Oferecer aos alunos de graduação os conhecimentos fundamentais e introdutórios da disciplina de epidemiologia, que apresentem a evolução do pensamento epidemiológico, que contribuam com a compreensão dos modelos de causalidade do processo saúde-doença, que permitam realizar estudos populacionais usando medidas descritivas, com a identificação de desenhos de pesquisas na área da saúde e com a informação dos principais temas de saúde pública/saúde coletiva