Carregando

Renata Zukanovich Funchal

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
100 resultados encontrados
Nessa aula inaugural de Física II discutimos os temas que serão tratados ao longo do semestre assim como a organização geral da disciplina.
Nessa aula recapitulamos algumas ideias matemáticas importantes e necessárias para desenvolver a descrição de sistemas físicos na mecânica quântica : a noção de espaço de Hilbert, operadores lineares (hermitianos, anti-hermitianos, unitários, simétricos), projetores e bases de representação.
Nessa aula discutimos o teorema de Wigner que determina que os operadores de simetria na Mecânica Quântico só podem ser unitários ou antiunitários. Apresentamos o único operador de reversão temporal, o único caso conhecido de operador antiunitário que aparece na Física. Mostramos as propriedades desse operador e construímos explicitamente a forma do operador de reversão temporal para sistemas de spin 0 e spin 1/2.
Nesta aula discutimos a adição de momento angular na Mecânica Quântica, mostramos que existem duas bases que podemos usar para descrever o sistema composto de dois sub-sistemas de momento angular 𝑗1e 𝑗2: a base desacoplada e a base acoplada. Calculamos os valores possíveis para o momento angular total do sistema. Vemos que o espaço de Hilbert H𝑗1𝑗2 é um espaço redutível que pode ser decomposto em espaços de Hilbert irredutíveis 2(𝑗1+𝑗2)+1,..., 2|𝑗1−𝑗2|+1 invariantes por rotação. Encontramos a relação entre as bases acoplada e desacoplada definindo os chamados coeficientes de Clebsh-Gordan. Finalmente, discutimos as regras de seleção para os elementos de matriz não nulos de um operador vetorial na base {|𝑗𝑚⟩} a partir de propriedades de rotação.
Nesta aula discutimos a adição de momento angular na Mecânica Quântica, mostramos que existem duas bases que podemos usar para descrever o sistema composto de dois sub-sistemas de momento angular j1 e j2: a base desacoplada e a base acoplada. Calculamos os valores possíveis para o momento angular total do sistema. Vemos que o espaço de Hilbert j1 j2 pode ser decomposto em espaços irredutíveis 2(j1+j2)+1,...,2|j1-j2|+1 invariantes por rotação. Discutimos as regras de seleção para os elementos de matriz não nulos de um operador vetorial na base {|jm>} a partir de propriedades de rotação.
Nessa aula discutimos o efeito Doppler para o som (fonte em movimento e observador em movimento), mostrando a assimetria do problema. Vemos também o que acontece no caso da luz. Vários exemplos de aplicação são explorados.
Nessa aula discutimos o efeito Doppler do som e da luz e algumas de suas aplicações.
Aula 10 de mecânica quântica I: gravada devido a "greve" estudantil de 2023 ...O conteúdo da aula está descrito na página da disciplina no Moodle
Nessa aula discutimos como incluir partículas com spin no cálculo das seções de choque de espalhamento usando o formalismo de matriz densidade. Exemplificamos com um exemplo simples: uma partícula de spin 1/2 colidindo com um alvo de spin 0 admitindo que o feixe inicial esteja ou não esteja polarizado.
Nessa aula discutimos sistemas que podem ser descritos pelo Hamiltoniano de um oscilador harmônico livre e encontramos os autovetores e autovalores desse sistema, construindo assim o espectro livre. Definimos os operadores de abaixamento e levantamento que nos auxiliam a construir os estados estacionários e a calcular o valor esperado de diversos observáveis. Em seguida, consideramos o Hamiltoniano que descreve um oscilador forçado. Encontramos as equações de Heisenberg para o operador de abaixamento e a solução dessa equação. Introduzimos o operador deslocamento que nos auxilia a descrever a evolução temporal do operador de abaixamento. Construimos o estado fundamental evoluído no tempo sob ação do potencial de um oscilador harmônico forçado.
100 resultados encontrados

 

Superintendência de Tecnologia da Informação