23
resultados encontrados
Nesta aula abordamos o conceito de diferenciação celular como um processo dinâmico e reversível, com base em achados de estudos clássicos, ilustramos o uso de células-tronco para a compreensão de mecanismos de diferenciação celular e exemplificamos a contribuição dessas células para o estudo e tratamento de doenças humanas.
A aula aborda os vários passos da rota endocítica, incluindo os endossomos primário, secundário, de reciclagem, o endolisossomo e o lisossomo. As funções autofágica, crinofágica e de secreção lisossômica também são discutidsa, assim como algumas patologias no homem que envolvem o lisossomo.Esta aula foi concebida para alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). As informações e procedimentos aqui apresentados destinam-se exclusivamente a atividades didáticas dentro da disciplina Biologia Celular (BIO-0206), sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Alberto de Freitas Ribeiro e Osvaldo Keith Okamoto.
A descoberta do lisossomo e as várias formas de endocitase (fagocitose, macro e micropinocitose) são apresentadas, com ênfase na micropinocitose mediada por receptor envolvendo clatrina.Esta aula foi concebida para alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). As informações e procedimentos aqui apresentados destinam-se exclusivamente a atividades didáticas dentro da disciplina Biologia Celular (BIO-0206), sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Alberto de Freitas Ribeiro e Osvaldo Keith Okamoto.
Nesta aula é introduzida a rota intracelular de secreção, começando com o retículo endoplasmático, sua estrutura e principais funções.Esta aula foi concebida para alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). As informações e procedimentos aqui apresentados destinam-se exclusivamente a atividades didáticas dentro da disciplina Biologia Celular (BIO-0206), sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Alberto de Freitas Ribeiro e Osvaldo Keith Okamoto.
A organização e o funcionamento do complexo de Golgi são aspectos detalhadamente explorados nesta aula. Os modelos de progressão cisternal e de transporte vesicular são discutidos e integrados num modelo mais aceito atualmente. Esta aula foi concebida para alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). As informações e procedimentos aqui apresentados destinam-se exclusivamente a atividades didáticas dentro da disciplina Biologia Celular (BIO-0206), sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Alberto de Freitas Ribeiro e Osvaldo Keith Okamoto.
A aula aborda a organização geral e as funções do citoesqueleto de uma célula eucariótica, com foco em um de seus componentes que são os microtúbulos. O papel estrutural dos microtúbulos, assim como o envolvimento desses elementos nos movimentos celulares, são apresentados de forma detalhada ao longo da aula.Esta aula foi concebida para alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). As informações e procedimentos aqui apresentados destinam-se exclusivamente a atividades didáticas dentro da disciplina Biologia Celular (BIO-0206), sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Alberto de Freitas Ribeiro e Osvaldo Keith Okamoto.
Nesta aula são apresentados os dois componentes do citoesqueleto, os microfilamentos de actina e os filamentos intermediários, sua estrutura e funções nas células.Esta aula foi concebida para alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). As informações e procedimentos aqui apresentados destinam-se exclusivamente a atividades didáticas dentro da disciplina Biologia Celular (BIO-0206), sob a responsabilidade dos Profs. Drs. Alberto de Freitas Ribeiro e Osvaldo Keith Okamoto.
Nesta aula abordamos os mecanismos de diferenciação celular, fatores que determinam uma divisão celular assimétrica e exemplificamos a contribuição de células-tronco para a renovação de células nos tecidos de um organismo adulto.
Nesta aula focamos os processos de geração de oócitos e espermatozoides, diferenças entre oogênese e espermatogênese e o processo de fertilização.
Nesta aula discutimos a meiose no contexto da reprodução sexuada, apresentamos as principais diferenças da meiose em relação à mitose e os mecanismos que contribuem para a geração de diversidade genética.
23
resultados encontrados