25
resultados encontrados
Esta terceira aula de fotossíntese é dividida em duas parte. No presente vídeo está sendo apresentada a primeira parte.
Nesta aula tratamos do transporte de compostos orgânicos através do floema e da relação fonte-dreno que direciona a distribuição de fotossintatos nas plantas.
Na fase fotoquímica da fotossíntese ocorre a liberação de oxigênio que pode ser quantificado em plantas aquáticas com o uso da microbureta de Audus, obtendo-se assim uma boa indicação da intensidade da fotossíntese.
Efeito da Qualidade da Luz
A quantidade de oxigênio liberada será na ordem crescente: luz verde, azul, vermelha e branca.
A quantidade de oxigênio liberada será maior quanto maior for a concentração de KHCO3. A temperatura influencia a atividade das enzimas fotossintéticas.
Os vegetais acumulam os produtos da fotossíntese na forma de amido. Este reage com o iodo produzindo um complexo químico de cor azul escuro que pode ser visualizado na folha (após a retirada da clorofila). Dessa maneira, a presença ou ausência de fotossíntese pode ser detectada.
Este vídeo aborda especificamente o transporte de solutos em plantas. Tratamos dos tipos de transporte, potencial elétrico, canais, carreadores, bombas e carregamento do xilema.
Nesta primeira parte da aula tratamos especificamente do conteúdo de Nutrição mineral de plantas.
A entrada de ar no interior dos vasos quebra a coesão da seiva bruta, provocando cavitação.
A velocidade e os tecidos envolvidos no transporte da seiva bruta podem ser facilmente observados utilizando-se corantes.
25
resultados encontrados