Carregando

Ricardo Alfredo Kluge e Fabio Tebaldi Silveira Nogueira

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
25 resultados encontrados
Nesta aula tratamos das propriedades físico-químicas da água e sua importância para a fisiologia das plantas.
Neste vídeo apresentamos o Programa da Disciplina LCB 0311 para o ano de 2021, assim como as demais informações sobre a organização geral da disciplina.
O movimento na captura de organismos por algumas plantas insetívoras e o movimento em resposta ao toque das folhas de Mimosa pudica são exemplos de movimentos rápidos em vegetais.
Por um modelo artificial demonstra-se que a água pode ser elevada por processos puramente físicos. Uma vela comum de filtro é usada como superfície evaporante, fazendo o papel das folhas, ao passo que uma pipeta substitui os vasos lenhosos.
Os vegetais acumulam os produtos da fotossíntese na forma de amido. Este reage com o iodo produzindo um complexo químico de cor azul escuro que pode ser visualizado na folha (após a retirada da clorofila). Dessa maneira, a presença ou ausência de fotossíntese pode ser detectada.
A quantidade de oxigênio liberada será maior quanto maior for a concentração de KHCO3. A temperatura influencia a atividade das enzimas fotossintéticas.
Na fase fotoquímica da fotossíntese ocorre a liberação de oxigênio que pode ser quantificado em plantas aquáticas com o uso da microbureta de Audus, obtendo-se assim uma boa indicação da intensidade da fotossíntese.
25 resultados encontrados

 

Superintendência de Tecnologia da Informação