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[4300153-2] Mecânica

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Relacionamos as definições de colisão elástica, totalmente inelástica e inelástica usadas no referencial do centro de massa com a conservação ou não da energia cinética em qualquer sistema de referência. Fizemos dois exemplos realistas, exercícios 3 e 5 da lista 8, correspondente a uma explosão e uma colisão totalmente inelástica.
Apresentamos a análise das várias filmagens das colisões de dois carrinhos no trilho de ar, destacando o comportamento do centro de massa e das velocidades relativas ao centro de massa. Classificamos as colisões como elásticas, inelásticas e parcialmente inelásticas. Verificamos que a força externa não era nula em duas das filmagens, mas a força da colisão superava essa força externa em duas ordens de grandeza, portanto houve conservação da quantidade de movimento na colisão, embora não conserve no longo prazo.
Resolvemos os exercícios 13 e 14 da lista 5, que envolvem a relação entre deslocamento e velocidade angular, e a relação entre as velocidades de translação e rotação.
Fizemos os exercícios 10, 11 e 12 da lista 9, todos de aplicação da conservação da energia mecânica na solução de problemas realistas.
Resolvemos dois exercícios da lista 8 que são aplicações do conceito de energia em colisões, o ex. 12, que é formal, e o ex, 11, que é realista.
Fizemos os exercícios 23 e 19 da lista 7, o primeiro uma aplicação puramente formal, e o segundo ligado à força dependente do inverso do quadrado da distância.
Resolvermos os exercícios 12 e 11 da lista 6, que correspondem a aplicações realistas da dinâmica da rotação. Um deles explora a ação de um freio e o outro, a do suporte de um motor elétrico.
Descrevemos as atividades que serão realizadas ao longo do semestre letivo, o calendários de aulas e discutimos o critério de aprovação.
Aula introdutória da disciplina Mecânica (4300153) do Instituto de Física da USP.
Nesta revisão das leis de Newton, nos detivemos no exercício 1 da lista 1 (ou 16 da lista 15, é o mesmo), em que o movimento acontece por conta de uma força variável, de modo que é preciso integrar a aceleração para achar a velocidade, que precisa ser integrada de novo, para achar a posição.
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